Avaliações para cirurgia

Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica 

A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde um problema de saúde pública. A obesidade mórbida, caracterizada por uma versão patológica desta, é classificada por um Índice de Massa Corporal igual ou superior a 40kg/m2.

A cirurgia bariátrica tem ganhado destaque como uma importante opção terapêutica para esta doença, e segundo pesquisas, é considerada a forma mais eficaz de a controlar a longo prazo. Este fato faz muitos doentes depositarem neste procedimento a salvação para a mudança de suas vidas. Contudo essa expectativa é arriscada, uma vez que o sucesso do procedimento cirúrgico exige uma participação ativa dos pacientes no pós-cirúrgico, como: modificações alimentares, comportamentais e de estilo de vida; para o sucesso do tratamento.

A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica tem como objetivo identificar o quanto a pessoa está preparada psicologicamente para este procedimento, assim como para todas as mudanças decorrentes do pós-operatório.

No processo de avaliação, que antecede a cirurgia, serão realizados de 4 a 6 encontros, onde o psicólogo preparará a pessoa para este procedimento, avaliando critérios e orientando sobre as mudanças advindas com o pós-operatório. Após a cirurgia recomenda-se o acompanhamento psicológico, visando o suporte para esta nova etapa da vida.

Informações para agendamento no formulário ao lado ou pelo telefone e whatsapp
(48) 99121-2241
Entre em contato